segunda-feira, 23 de julho de 2012

Senadores e o Governo do Estado em Mato Grosso

Vinicius de Carvalho

   Ao observar o desempenho do senador Pedro Taques em seu mandato parlamentar e a frequente cogitação de seu nome como pré-candidato ao Governo do Estado em 2014, despertei para algumas reflexões. Como sempre procuro analisar neste espaço a política sob um enfoque sistêmico, com base na identificação de alguns padrões de comportamento, me detive um pouco em alguns aspectos: 1 - na relação entre os senadores e o cargo de governador de Estado em MT;   e 2 - o perfil de senadores semelhantes a Pedro Taques em outras legislaturas.
   Como se sabe as posições de senador e governador são muito articuladas, em função do limite mínimo de idade exigido pela Constituição Federal (35 anos), do mandato de oito anos, do caráter majoritário da eleição e do peso político do Senado, que reúne quase todas as competências da Câmara Federal e mais algumas privativas. Portanto, há tanto ex-governadores quanto pré-candidatos a governador com assento no Senado. Hoje, lá são 22 senadores que já foram governadores e 5 que se candidataram a tal posto. Isto num colégio de 62 titulares, em função dos 19 suplentes em exercício.
   No caso de Mato Grosso, esta relação não é tão simétrica como em outros Estados. Já fazem parte do folclore político as derrotas de governadores nas eleições para o Senado logo após renunciarem ao mandato no Executivo. Os casos de Arnaldo Estevão de Figueiredo (1950), Garcia Neto (1978) e, num período mais recente, Carlos Bezerra (1990) e Dante de Oliveira (2002) foram memoráveis aqui. O que a história de 1945 em diante mostra é que nenhum senador em exercício ganhou a eleição para o Governo do Estado, com exceção de Fernando Corrêa da Costa, em 1960, que já fora governador pela 1ª vez entre 1951 e 1956 e retornou a tal posição (1960).
   A maior tradição mato-grossense é ter o Senado Federal como a casa dos “ex-governadores”. Do período anterior à divisão, foram eleitos para o Senado após o mandato de governador Fernando Corrêa da Costa (1958/1966), José Fragelli e Pedro Pedrossian (1978), já em Mato Grosso do Sul. No pós-redemocratização, todos os ex-governadores titulares foram eleitos senadores após os seus mandatos, com exceção de Dante de Oliveira. Júlio Campos (1990), Carlos Bezerra (1994), Jaime Campos (2006) e Blairo Maggi (2010) atingiram tal marca.
   Por outro lado, houve senadores que se destacaram com sólidas carreiras parlamentares, o que me permite abordar o item 2 apontado na introdução deste artigo. Senadores como João Villasboas (1946-1962), Vicente Bezerra Neto (1963-1971), Gastão Müller (1979-1987), Roberto Campos (1983-1991) e mesmo Antero Paes de Barros (1999-2007) foram bem avaliados por sua atuação no Senado. Destacaram-se como bons elaboradores de projetos de lei, debatedores de questões nacionais e formadores de opinião naquela casa. Trata-se, portanto, de uma tradição na bancada mato-grossense, ao lado de outros senadores com perfil mais voltado para a articulação e liderança política, como Filinto Müller (1947-1973) e o próprio Jonas Pinheiro (1995-2007).
   Após a reflexão feita aqui fica a seguinte pergunta: O senador Pedro Taques conseguirá reverter a tendência histórica? O campo político mato-grossense vem sofrendo mudanças importantes, como já tive a oportunidade de apresentar. Eleições com três candidaturas fortes a governador quase gerando o segundo turno e a eleição de Blairo Maggi para o Senado ao final de seu mandato como governador comprovam a quebra de alguns tabus que tinham sido estabelecidos. Vejamos se, no aspecto apontado neste artigo, haverá reconfiguração ou valerão as tradições.
   Vinicius de Carvalho Araújo é gestor governamental do Estado, mestre em História Política, professor universitário escreve neste blog toda segunda-feira - vcaraujo@terra.com.br www.professorviniciusaraujo.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons