segunda-feira, 23 de julho de 2012

Em Todo O Estado, 48 Mulheres Disputam Prefeituras


No Estado, o PSD criou um ala exclusivamente para tratar das candidaturas femininas
Midia News

 
De um total de 369 candidatos a prefeito em todos os 141 municípios do Estado, 48 são mulheres, segundo dados da Justiça Eleitoral.
O partido que mais tem candidatas a prefeita em Mato Grosso é o PSD, que disputa o comando de 14 prefeituras com mulheres encabeçando a chapa. Em seguida, vem o PMDB, com sete candidatas em todo o Estado.
Em terceiro lugar, está o PT, com cinco candidatas. Na quarta colocação, estão empatados PR, DEM e PP, cada um com quatro candidatas a prefeita. O PSB tem três candidatas e o PDT tem duas. Fechando a lista de partidos que lançaram mulheres como candidatas a prefeita, estão PSDB, PV, PPS, PSOL e PRP, cada um com uma candidata.
Na Capital, nenhuma mulher concorre na majoritária, nem como candidata a prefeita, nem como candidata a vice. Entre os maiores municípios do Estado, somente Várzea Grande tem uma mulher concorrendo à Prefeitura: Lucimar Campos (DEM), esposa do senador Jaime Campos (DEM).
Em Marcelândia e Poxoréu, municípios que têm três candidatos, duas mulheres estão no páreo. No primeiro, Rosemar Santos Marchetto (PSDB) e Maria de Fátima Traspadini (PR) disputam o comando do município. No segundo, Jane Sanchez Lopes, (PSD) e Terezinha Rosa Oliveira (PRP) encaram a disputa eleitoral.
Vices
O número de candidatas ao cargo de vice-prefeita, por outro lado, é bem maior: são 71 candidatas em todo o Estado. Nesse ranking, o DEM lidera, com 10 candidatas a vice-prefeita.
Em segundo lugar, estão o PT e o PR, cada um com oito mulheres disputando com vice. Em terceiro, PSB e PMDB têm sete candidatas a vice cada. O PSDB vem na sequência, com seis candidatas, enquanto o PSD e o PR contam com cinco mulheres na disputa de vice.
O PPL e o PPS têm três candidatas a vice, enquanto o PTdoB disputa com duas. Os outros partidos que lançaram vice-prefeitas na corrida eleitoral foram PTB, PHS, PSC, PV, PMN, PSOL e PRP.
Em Várzea Grande, Sinop, Cáceres e São José do Rio Claro, duas candidatas disputam a vice-prefeitura. Na Cidade Industrial, Rozanil Guimarães (PSOL) e a professora Nicinha (PSB) disputam o cargo. Em Sinop, Renata Leitão (PSDB) e Rosana Martinelli (PSB) encaram a corrida eleitoral.
Em Cáceres, Anne Viegas (PSB) e Antônia Eliene Liberato (PSDB) estão na corrida. Em São José do Rio Claro, disputam Maria do Socorro de Oliveira (PT) e Maria José Rodrigues Zocal (DEM).
Vereadoras
Entre os 9.554 candidatos a vereador em Mato Grosso, 2.919 são mulheres – ou seja, 30,5% do total de candidatos.
De acordo com a política de reserva de vagas para gênero prevista na legislação eleitoral, pelo menos 30% dos candidatos de uma coligação proporcional devem ser mulheres. No caso dos cargos para o Executivo, como prefeito e vice-prefeito, não há essa reserva.
Em entrevista ao MidiaJur, o juiz auxiliar da presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Jorge Tadeu Rodrigues, informou que o partido que não tiver cumprido com a cota mínima, terá problemas com a Justiça e precisará se adequar, para chegar ao limite exigido em lei.
O magistrado lembrou, também, que é preciso empenho da coligação em eleger as candidatas, e não somente “encenar” o cumprimento da reserva de gênero. “Não adianta fazer apenas o registro da candidata e depois a candidata só ter o voto dela. O legislador não se contenta com isso. Ela tem de fazer campanha e pedir voto. Se for só uma encenação, também poderá haver problemas”, ressaltou.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons