terça-feira, 24 de julho de 2012

Líder do Bloco da Minoria, senador Jayme Campos do (DEM) é acusado de agredir repórter em MT

Clique na imagem para ampliar

por João Ribeiro*
Há anos o VG Notícias faz uma afirmação: Jaime Campos não tem preparo para enfrentar a política da era da difusão da informação. De mentalidade coronelista, ele sequer suporta a democracia. E diariamente dá sinais de seu despreparo para a vida democrática.
Durante o lançamento da campanha da candidata Lucimar Campos, ocorrida na sexta-feira passada (20.07), o repórter, João Ribeiro do VG Notícias questionou o senador a respeito da candidata. O jornalista quis saber se o senador estava testando a popularidade da esposa ao lançá-la na vida política.
Descontrolado, o senador puxou João Ribeiro (repórter) pelo ombro e apontou-lhe o dedo no rosto, dizendo-lhe que não aceitava que falassem de sua família. Enquanto puxava o ombro a outra mão alternava-se entre o dedo no rosto e pequenos tapas nas costas.

Além de apontar o dedo ao jornalista o senador aproveitou o lançamento da candidatura para reafirmar o que todos já sabem: Lucimar Campos será apenas uma coadjuvante.
O jornal A Gazeta, edição de 22/07 veiculou uma nota sobre o lançamento da candidatura de Lucimar Campos. Na notícia há uma foto de Jaime Campos com dedo em riste, como fez com o jornalista do VG Notícias. Diz o texto que Jaime Campos, tão logo saia o resultado das eleições, vai pedir uma auditoria do Tribunal de Contas da União, do Tribunal de Contas do Estado, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal para saber como estão às contas da Prefeitura de Várzea Grande. Parece louvável à primeira vista, mas não é.
Se Lucimar Campos vencer a eleição, ainda assim, Jaime Campos não terá competência para pedir qualquer auditoria. A competência será de sua esposa, então prefeita, exceto no caso de o regime de comunhão de bens deles incluir cargos públicos, o que dará a Jaime Campos, neste caso, direito à administração do município, como já ocorre entre eles quanto ao patrimônio pessoal. Como isso não é possível, ele jamais poderá pedir qualquer coisa em nome de sua esposa-prefeita, exceto se pretende transformá-la em uma coadjuvante.
E tem mais. Os órgãos a que se referiu o desinformado senador já atuam sem que se exija a provocação de qualquer pessoa. As contas anuais do município passam pelo crivo do Tribunal de Contas da União quando se trata de dinheiro repassado pelo governo federal. Passam ainda pelo crivo do Tribunal de Contas do Estado quanto aos demais recursos que gasta. E estão sujeitas à atuação do Ministério Público Federal e da Polícia Federal quando se trata de recurso ou matéria de competência desses dois órgãos.
Ao dizer que irá solicitar-lhes que se manifestem o senador está a afirmar que eles não se manifestam ou não se manifestaram até a presente data. Isso é típico de gente desinformada, mas no caso de Jaime Campos não se pode dizer que seja desinformação, pois ele sabe que esses órgãos atuam espontaneamente, e isso porque tem problema com quase todos eles.
Jaime Campos tem problema com o Tribunal de Contas da União, pois foi condenado a devolver verbas da União repassadas ao Estado de Mato Grosso quando ele era governador.
Jaime Campos tem problema com o Ministério Público Federal, afinal foi ele quem investigou e detectou que as verbas da União repassadas ao Estado na época em que Jaime Campos era governador não foram empregadas na construção do Hospital de câncer em Cuiabá.
Jaime Campos tem problema com o Tribunal de Contas do Estado, pois o tribunal detectou que ele usou indevidamente recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) quando era prefeito de Várzea Grande. À época foi condenado a pagar multa civil de 70 vezes o salário que recebia como prefeito.
Depois de ver a situação de Jaime Campos é possível entender porque a nota do jornal A Gazeta chamou o senador de destemido: é preciso muita coragem para ter uma ficha tão grande e ainda assim fazer acusações.
*João Ribeiro é jornlalista do VG Notícias

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons