terça-feira, 27 de novembro de 2012

Entrevista com o Jovem Diretor, João Batista,políticas públicas transversais para a Juventude de Cuiabá


Entrevista com o Jovem Diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT – O cuiabano João Batista de Oliveira: “Que Cuiabá queremos e o que a juventude tem a ver com isso?”


Morador da cidade de Cuiabá teve uma infância simples, porém, de muito aprendizado. 
A política entrou em sua vida ainda criança, no momento em que conheceu a então vereadora Zilda Pereira Leite de Campos, filiada ao PDT, do saudoso Leonel de Moura Brizola.

Prefeito eleito pelo PSB Mauro Mendes,  a verdade venceu a mentira em 2012
Queremos ser parceiro do prefeito eleito Portal Todos Contra a Pedofilia MT
Mauro Mendes vai Fazer a Diferença,Queremos Participar do
Governo do prefeito eleito
Inspirado por eles, João Batista resolveu ir à luta. O Grêmio Estudantil foi o caminho que encontrou para começar. Batalhou por melhorias na escola, mais espaço para os alunos e melhores condições de estudo. A experiência fez com que ele voltasse sua atenção à política. Nessa época, já interessado pelo assunto, começou a procurar saber mais sobre os partidos e acabou se filiando no Partido Democrático Trabalhista (PDT)

Mas foi na faculdade, que João Batista descobriu o poder da política, quando se deparou com o mesmo problema das escolas públicas: a infraestrutura precária. Diante disso, decidiu, com seu grupo de amigos, disputar o Diretório Central dos Estudantes (DCE) em uma chapa eletiva, e ganharam. 

Sua militância dentro do partido amadureceu, e João Batista, interessado no trabalho com a juventude, começou a se aprofundar na pauta. A Juventude do PDT/MT foi o lugar onde pôde trabalhar nessa temática.

Leia entrevista: Tema Juventude:

Portal Todos Contra a Pedofilia MT – Por que o senhor decidiu ingressar na vida política?



Acredito que para mudar, nós, cidadãos, tínhamos o dever de defender nossas ideias, então eu participava dos atos do PDT com dedicação e responsabilidade. Com o passar do tempo, conheci todas as lideranças políticas do PDT  de Mato Grosso e percebi que era necessário que aquelas pessoas defendessem os meus ideais ocupando as instâncias de poder, por isso fui voluntário em todas as campanhas eleitorais. Agora vejo que não basta mudar quem ocupa as cadeiras, temos que repensar no nosso papel na sociedade. Temos que levantar a bandeira da gentileza, do amor e da ética na política, essa é a que defendo atualmente.



Acabei de ouvir a seguinte frase de um vizinho conversando com o outro, “tem que roubar de quem tem”. Você não acha isso um absurdo? Será que nós cidadãos vamos nos deixar ser contaminar com essa conduta de poucos?

Portal Todos Contra a Pedofilia MT – Como o senhor avalia a situação das juventudes partidárias de hoje?


Pode parecer que não, mas hoje temos uma qualidade nos quadros de jovens filiados, eles estão mais engajados, com coragem de serem candidatos. Na minha avaliação ainda falta incentivo dos partidos para com a formação dessas futuras lideranças.

Porém muitos jovens estão se filiando, porque sabem que por enquanto é através de um partido político que podem realmente entrar no sistema político e transformar.


Portal Todos Contra a Pedofilia MT – O senhor acha que a juventude está começando a se interessar pela política?

A juventude nunca se desinteressou pela política. Acho que todos deixaram de acreditar no viés da política e todo o sistema democrático. Não podemos deixar de falar sobre o que acontece nas câmaras legislativas, ajudar e cobrar dos vereadores a fiscalizar a prefeitura porque “lá só tem ladrão” que é o que dizem. Afinal, você conhece a Câmara Municipal da sua cidade? Quantos são os vereadores? Será que o padeiro sabe disso? E seus amigos? Para cobrar temos que conhecer a fundo, eles estão lá nos representando, certo? As escolas tem um papel fundamental no processo, porque em vez de todo ano ir ao zoológico, será que não pode haver visitas aos vereadores? Assistir a uma plenária.

Política é uma novela democrática, em que nós através do voto escolhemos quem serão os atores, então é impraticável

Portal Todos Contra a Pedofilia MT – O senhor acha que deveria haver uma reciclagem dos quadros partidários?
A reciclagem acontece na medida que o líder deixa de representar a sua base. A mudança pela mudança não modifica o processo. Acredito que um dirigente que trabalha bem para o partido, que traz resultados nas urnas, une filiados, lidera acordos coerentes com premissa partidária, não deve ser mudado pelo simples fato “de ter que mudar”.

Portal Todos Contra a Pedofilia MT – Em sua opinião, o que distanciou os jovens da política nos últimos anos?
Com o crescente acesso a internet e suas redes sociais, as informações antes restritas ultrapassaram as barreiras da divulgação e agora são debatidas, questionadas e unem pessoas para um encontro nas ruas. Eu, em minhas andanças, não conheci jovens que estão distantes da política. Pelo contrário. Os jovens sabem mais de política, estão mais preparados, se indignam e criam blogs, páginas em redes sociais, sites para debater o processo político partidário. isso tudo numa atmosfera medida pela concorrência no mercado de trabalho. Unir a preparação desse jovem na sua formação para o mercado de trabalho a uma participação político partidária está sendo o grande desafio para os partidos.

Portal Todos Contra a Pedofilia MT – O senhor tem planos políticos para o futuro?
Claro que sim. Tanto planos como objetivos, nós que somos jovens não temos muito tempo para pensar e perder oportunidades. Temos que ter em mente o que queremos e trabalhar muito para conquistar de forma ética e gentil nosso espaço e para 2014 lutar para que o senador mais atuante da história do congresso nacional,Pedro Taques (PDT) possa ser o nosso governador, lógico  com o apoio do nosso querido prefeito eleito pelo PSB Mauro Mendes, onde a verdade venceu a mentira em 2012.

Portal Todos Contra a Pedofilia MT – Fazer parte de uma juventude partidária impulsiona a carreira política de uma pessoa?

Na verdade é bom que o candidato tenha uma vida partidária saudável. Esse tipo de convivência ajuda muito no momento que o candidato ocupa uma cadeira no Legislativo. A questão do ficha limpa, da fidelidade partidária e da defesa do programa do partido nas votações são consequências de uma parceira entre o partido e o candidato. Teve uma vez que um deputado estadual do PV votou a favor da implantação de uma usina nuclear em seu estado. Isso é péssimo, para isso serve o estatuto. Para o filiado é imprescindível que ele conheça a fundo todos os documentos do partido! Precisamos de dirigentes coerentes e jovens com vontade de não ser mais do mesmo e coragem de fazer política fora da caixa! O espaço existe, mais para a conquista requer disposição e ética!.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons